Instruções para uso do Hopin

Site do evento no Hopin: https://hopin.com/events/brasil-furfest-online-2021
ATENÇÃO: Não compre um ingresso novo caso já o possua – o dinheiro não será reembolsado!!!
Se já possuir um ingresso, siga os passos abaixo.

Instruções para palestrantes

Preparação

  • Crie uma conta no Hopin ou, se já possuir uma, entre no Hopin com seu login e senha.
  • Peça ao Organizador do evento enviar a você um link para se registrar no evento (provavelmente será um link privado com uma entrada gratuita).
  • Registre-se no evento no Hopin. Uma vez registrado avise o organizador, assim ele pode colocar você como Palestrante na página de Registro, programação e Recepção.
  • Peça ao Organizador o link para o Backstage se você for utilizar o Palco.
  • Observação: Backstage é um local dedicado onde você fica antes da sua apresentação.
  • Confira se seus dispositivos de Áudio e Vídeo estão conectados e funcionando

Backstage/Palco

  • Na hora da sua apresentação, entre no Backstage através do link fornecido pelo Organizador do evento.
  • Clique em Compartilhar Áudio e Vídeo no centro da tela do Backstage.
  • Você precisará dar permissão ao seu navegador para utilizar sua câmera e seu microfone.
  • O Organizador receberá seu pedido e assim que você for autorizado, você aparecerá na tela do Backstage com áudio e vídeo ligados.

Observação: Você ainda não estará ao vivo e os participantes do evento ainda não conseguem ver você. Esse é o momento perfeito para conferir tudo antes de começar. Quando tudo estiver pronto, o Organizador clicará em Broadcast e você entrará ao vivo em 15 segundos.

Use o Chat do Backstage para avisar o Organizador que você está lá ou se você quiser falar via texto e não aparecer na tela. Não se esqueça de selecionar o chat do backstage, caso contrário o evento inteiro verá sua mensagem.

Dica: Enquanto você estiver no Backstage, você pode desligar sua câmera e seu microfone utilizando os controles localizados na parte inferior da tela. Assim você desaparecerá do Palco do evento completamente, embora seu avatar cinza ainda esteja aparecendo no Backstage. É uma maneira sutil de mudar de palestrante.

Sessões

Uma vez registrado no evento, avise o organizador. As sessões podem ser:

  • Abertas (qualquer pessoa pode compartilhar aúdio e vídeo)
  • Moderadas (Moderadores aprovam ou negam pedidos de compartilhar aúdio e vídeo)
  • Somente convidados (pessoas específicas podem compartilhar aúdio e vídeo)

Observação: Para sessões Moderadas ou Somente convidados você precisará ser colocado como Moderador pelo Organizador para realizar sua Sessão.

  • Quando o evento estiver ao vivo e for a hora de você aparecer na Sessão, vá para a aba Sessões e encontre a Sessão que você apresentará.
  • Clique em compartilhar aúdio e vídeo no centro da tela da Sessão.
  • Se você ainda não deu permissão ao seu navegador para utilizar sua câmera e seu microfone no evento, você será requisitado a fazê-lo nesse momento.
  • Quando você se ver na tela, você estará ao vivo para o público.
  • Se for uma sessão Moderada, você verá os participantes pedindo para compartilhar áudio e vídeo na parte inferior da tela, no Painel de Moderação. Você escolhe quem vai aparecer na tela junto com você.

Expo

  • Quando a hora do evento chegar, vá para a página de registro cinco minutos antes do início do evento.
  • Clique em Expo na barra do lado esquerdo da tela e encontre seu stand. Clique nele para entrar. Se você vai apenas exibir um vídeo, você só tem que ficar no chat.
  • Se for uma sessão ao vivo, clique em Compartilhar Áudio e Vídeo. Não se esqueça de dar permissão ao seu navegador para o Hopin utilizar sua câmera e seu microfone.
  • Quando os participantes pedirem para compartilhar Áudio e Vídeo no seu stand, você verá seus nomes no Painel de moderação. Clique no avatar dos participantes para permitir que eles participem. Então selecione seus dispositivos de áudio e vídeo e logo eles aparecerão na tela. Clique no botão VERMELHO para retirá-los da tela.

Como acessar seu stand – Expositor

  1. Registre-se no evento.
  1. Quando for a hora do evento começar, entre no Hopin com seu login e senha e vá para a recepção do evento cinco minutos antes do início de seu início.
  1. Clique em Expo na barra do lado esquerdo da tela e encontre seu stand. Clique nele para entrar.
  1. Clique nele para entrar. Se você vai apenas exibir um vídeo, você só tem que ficar no chat. Se for uma sessão ao vivo, o organizador do evento deve colocar você como Moderador pelo Organizador da Sessão. Quando você entrar no stand, poderá clicar em Compartilhar Áudio e Vídeo para aparecer na tela.
  1. Não se esqueça de dar permissão ao seu navegador para o Hopin utilizar sua câmera e seu microfone. Quando os participantes pedirem para compartilhar Áudio e Vídeo na sua Cabine, você verá seus nomes no Painel de moderação na parte inferior da tela.
  1. Clique no avatar dos participantes para permitir que eles participem. Então selecione seus dispositivos de áudio e vídeo e logo eles aparecerão na tela.
  1. Você, como Moderador, pode retirar participantes da tela ou seus compartilhamentos de tela clicando nos três pontos ao lado deles ou no compartilhamento de tela e então em “Remover”.
  1. Se você possuir alguma apresentação que substitua sua presença ao vivo, você pode alternar entre ela e o ao vivo.
  1. Diga oi para quem visitar seu stand e responda suas perguntas utilizando o chat.

Compartilhando seu Powerpoint

Se você utilizar o Google Chrome, siga esses passos para compartilhar sua apresentação de uma maneira que você consiga ver o Hopin e sua apresentação ao mesmo tempo.

Observação: Assegure-se que você está compartilhando seu áudio e vídeo antes de compartilhar sua tela.

Powerpoint para PCs

  1. Para começar, clique em Visualização de Leitura na parte inferior esquerda de seu Powerpoint. Isso fará com que sua apresentação fique em uma janela móvel ao invés de ocupar a tela inteira.
  2. A seguir, vá para a janela do Hopin e clique em Compartilhar Tela na parte inferior da tela.
  3. Clique em Janela de Aplicativo e selecione seu Powerpoint.
  4. Após selecionar seu Powerpoint, clique em Compartilhar.

Dica: Você pode alterar o tamanho da janela do Powerpoint para conseguir ver o chat durante sua apresentação.

Powerpoint para Macs:

  1. Assegure-se que você deu permissão para seu navegador acessar a Gravação de Tela:
  • Abra as Preferências do Sistema:
  • Vá para Segurança & Privacidade > Privacidade
  • A opção Gravação de Tela estará do lado esquerdo, selecione o navegador que você está utilizando.
  • Assim que as permissões forem concedidas, seu navegador conseguirá utilizar qualquer programa de compartilhamento de tela.
  1. Abra seu Powerpoint e clique em Configurar Apresentação de Slides no menu Apresentação de Slides.
  1. Selecione Apresentada por uma pessoa (janela) e clique em OK para salvar.
  1. Inicie sua apresentação e vá para modo de apresentação (de Slides ).
  1. A seguir, vá para a janela do Hopin e clique em “Compartilhamento de Tela” na parte inferior da tela. Então, clique em Janela de Aplicativo e selecione seu Powerpoint.

Observação: Assegure-se de sair do modo de tela cheia do Chrome ou do Firefox e do Powerpoint quando você estiver compartilhando sua tela. Se você não fizer isso, o Powerpoint não aparecerá na lista de seleção devido às limitações do Mac no modo de tela cheia.

  1. Após selecionar seu Powerpoint, clique em Compartilhar.

Você pode alterar o tamanho da janela do Powerpoint para conseguir ver o chat durante sua apresentação.

Dica: Caso você não encontre o Powerpoint ao compartilhar sua tela, assegure-se que o Powerpoint e o navegador não estejam minimizados.

Compartilhando seu Powerpoint (ou outros programas) com som em PCs

  1. Clique em “Compartilhamento de Tela” na parte inferior da tela.
  2. Escolha a opção Tela Cheia.
  3. Verifique se a opção Compartilhar Áudio na parte inferior esquerda da janela popup está selecionada.
  4. Clique em Compartilhar.

Quando você tocar áudio do seu Powerpoint, os participantes poderão ouvir. O compartilhamento com som só funciona em PCs/Windows.

Compartilhando áudio e vídeo do Powerpoint através de outros aplicativos

Voicemeeter para PCs

Este é um programa que funciona bem no Hopin. Com ele você conseguirá utilizar vídeo e áudio através do PowerPoint ou de outro programa. Ele não é tão fácil de utilizar quanto o programa sugerido para Macs.

Loopback para Macs

Este é um programa que funciona bem no Hopin. Com ele você conseguirá utilizar vídeo e áudio através do PowerPoint ou de outro programa. Ele é mais fácil de utilizar que o programa sugerido para PCs.

Transmissão através de RTMP

O áudio será enviado automaticamente para o Hopin quando a transmissão for feita através de RTMP do OBS, Streamyard, Wirecast, Ecamm, entre outros. Esta alternativa só está disponível para o Palco e você não precisa utilizar nenhuma das opções acima.

Como entrar no evento como participante

  • Se você sabe suas informações de acesso, é só utilizá-las na página inicial do Hopin. Se você não lembra suas informações de acesso, você pode redefini-las utilizando o formulário de redefinição de senha nessa mesma página.
  • Após entrar no Hopin, você verá um link direto para o evento que você vai participar. Sua Página Inicial contém todos os seus eventos. Clique no evento para acessá-lo.

Observação: Você terá acesso ao evento 5 minutos antes do início dele.

  • A aba Eventos mostra seus eventos passados e os que estão por vir.
  • Na aba Conexões você verá uma lista de todos que você entrou em contato no Networking.
  • A aba Perfil dá acesso às suas informações pessoais. Nela você pode modificar seu avatar, nome, email, título, biografia e redes sociais.

Atenção:

  • Utilize os navegadores Google Chrome ou Mozilla Firefox no computador e Google Chrome ou Safari em celulares ou tablets.
  • Quando o evento acabar você não conseguirá acessar mais nada dele, então anote tudo que julgar importante.
  • Se você quiser entrar em contato com o organizador do evento, você pode encontrar suas informações de contato na página de registro do evento, na seção “Realizado Por”.