O que é Furry?2018-12-28T00:02:39+00:00

O que é Furry?

Criando personagens animais com características humanas e toda a cultura em volta deles!

O Furry Fandom (furry = pelos, pelúcia; peludos / fandom = fans kingdom ou universo de fãs) é uma comunidade de apreciadores das artes antropomórficas, que diz respeito a animais que possuem características humanas e animais. Os participantes do Furry Fandom se auto-intitulam “furries” (singular “furry”, não há tradução para o Português). Os furries são pessoas que participam de uma sub-cultura focada na criação de personagens imaginários semelhantes aos dos desenhos animados e de um universo artístico onde estes seres tomam vida e agem em uma sociedade paralela à humana, porém nem todos os furries batem 100% com essa descrição.

Os furries criam personagens próprios chamados de fursonas. Esses personagens podem ou não incluir características de seus criadores.
Existem vários tipos de furries, desde os que criam fursonas e personagens cartunizados (que são os genuínos amantes de desenhos animados e histórias em quadrinhos), os antropomorfos cujos personagens experimentam semelhanças com a sociedade humana nos vários períodos da história, lembrando muitas vezes a Era Vitoriana, mas com a diferença de que os fursonas são humanos com características animais, tais como patas, caudas, cabeça (semelhante a seres mitológicos de todas as sociedades antigas, como o Anúbis na cultura egípcia, a sereia ou lobisomens) e os teriantropos ou aqueles que cultuam valores que remetem ao druidismo e reverenciam os espíritos da natureza.

A comunidade furry também participa e organiza eventos e convenções, às vezes com a participação de artistas de outras áreas, como desenhistas de histórias em quadrinhos, escritores, músicos, etc. A cultura furry está presente também em jogos de videogame e computador, tais como Sonic, Final Fantasy, entre outros. De certa forma, personagens “furries” existem desde quando a humanidade imaginou deuses que são ao mesmo tempo humanos e criaturas da natureza. Hoje em dia personagens animais com características humanas são usados principalmente em tiras cômicas nos jornais e desenhos animados. Um dos fatores que facilitaram a expansão desta comunidade são os programas de conversa eletrônica como chats em meados dos anos 1990, apesar do movimento furry ter surgido dentro de convenções de Star Wars nos EUA, no final dos anos 1980.

Existe todo o tipo de conteúdo cultural sobre os personagens furry passando por ilustrações, literatura, música entre outros tipos de criações de artística.
Uma prática entre furries é se vestir com fantasias que misturam o estilo de mascotes de times esportivos e cosplays. Os trajes tipicamente são projetados para representar seus fursonas. O termo para essas fantasias dentro do mundo furry é “fursuit” (tradução do inglês: trajes de pelúcia) e são geralmente vestidas nas convenções e eventos.
No Brasil, o furry fandom surgiu na metade dos anos 1990 na internet e cresceu lentamente até a metade da década de 2010. Entre 2009 e 2016, foi realizado o evento Abando onde furries de todo o Brasil acampavam em um sítio ou em um parque estadual anualmente. Em 2014, surgiu o evento Furboliche, onde furries e simpatizantes da cultura se encontram em pistas de boliche para atividades durante uma tarde. A Brasil FurFest surgiu em 2016, sendo a primeira convenção furry de fim de semana realizada em hotel no Brasil.